Mentoplastia: para quem é indicada?
- Edrea Bernardes
- 8 de jan. de 2021
- 1 min de leitura

A mentoplastia é, como o próprio nome já diz, a intervenção cirúrgica realizada no mento, região abaixo do lábio inferior, onde está localizado o queixo. Há diversas formas e técnicas do procedimento que podem ser aplicadas de acordo com a finalidade do paciente.
A operação pode ser realizada tanto com o objetivo de aumento quanto de redução da região no rosto da pessoa, tanto no sentido vertical quanto recuando ou adiantando o mento do paciente de forma a buscar uma melhor simetria facial.
Em geral, a mentoplastia é indicada para pessoas que estão esteticamente insatisfeitas com o tamanho do queixo e sua proporção em relação ao restante da face, assim como para quem possui algum problema funcional na região da mandíbula. Sempre importante avaliar antes de qualquer procedimento no queixo a oclusão dentária (encaixe dos dentes) assim como o sorriso do paciente para decidir qual a melhor opção de tratamento.
Sim, além de estética, a mentoplastia também pode ter finalidade funcional. Trata-se um procedimento muitas vezes recomendado para pacientes que apresentem alguma deformidade facial ocasionando problemas na mastigação, oclusão dentária, na fala ou até mesmo na respiração - sendo, geralmente, uma cirurgia feita em combinação com a cirurgia Ortognática, com tratamento em conjunto com ortodontista.
Para saber mais sobre a sua viabilidade para realizar uma mentoplastia, é fundamental procurar um cirurgião crânio-maxilo-facial da sua confiança. Em uma consulta de avaliação, ele irá levar em conta suas características individuais e apontar os possíveis resultados para o seu caso.
Comentários