top of page

Qual é o melhor momento para fazer a cirurgia do septo?


O Septo nasal é composto por uma parede constituída de osso, cartilagem e mucosas que separam uma narina da outra. O esperado seria que essa separação resultasse em duas fossas nasais idênticas, o que raramente acontece - nesse momento surge o desvio de septo.


Desvios de septo só vão representar problema ao paciente, quando a alteração impede o nariz de realizar funções no sistema respiratório - ou seja, fica difícil respirar. Mas, rinites e pólipos, podem ser mais frequentes em pessoas com o desvio.


O tratamento para corrigir o desvio nem sempre é cirúrgico. Porém, existe um momento adequado para a execução do procedimento? Sim, existe e é fundamental respeitar esse período.


A cirurgia (septoplastia) é indicada quando a distorção dificulta a passagem do ar pelas vias aéreas. O ideal, porém, é realizá-la a partir do final da adolescência, quando o nariz já parou de crescer.

Mas, se a alteração prejudicar muito a função respiratória, ela pode ser feita ainda na infância. Nessa idade, porém, é maior o risco do desvio voltar. A correção do desvio de septo pode ser fundamental nas cirurgias estéticas, para melhorar o aspecto do nariz.


64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page