top of page

Rinoplastia: saiba mais sobre o procedimento

Atualizado: 28 de out. de 2020



Os contos de fadas, geralmente, apresentam as bruxas como as principais vilãs das histórias. Uma de suas principais características é o nariz pontudo, torto e enrugado, o que as deixam com uma feição mais horripilante. É válido dizer, portanto, após essa análise, que o “nariz” é um aspecto central que determina se alguém é bonito ou não, e quando ele não está de acordo com o padrão de beleza, a pessoa pode recorrer à rinoplastia para alterá-lo e corrigi-lo.

De fato, todos têm narizes diferentes, mas os de algumas pessoas são mais longos, mais curtos, ou, até mesmo, mais largos do que o normal. Isso pode gerar uma enorme insatisfação pessoal, assim como uma má vontade de se olhar no espelho. Felizmente, a rinoplastia consegue trazer de volta essa autoestima para o paciente, pois, por meio da cirurgia, é possível aumentar ou diminuir o nariz, afinar as pontas nasais e até encurtar a giba óssea.

As indicações feitas pelos médicos, entretanto, não se restringem somente ao campo estético. Além de remodelar o formato do nariz, a rinoplastia pode ser associada a outros procedimentos que melhoram a respiração, como a septoplastia, cirurgia que serve para corrigir o desvio do septo nasal (um dos causadores da sinusite crônica) e a turbinectomia, procedimento realizado para solucionar a dificuldade de respiração nas pessoas que apresentam hipertrofia nos cornetos nasais.

Embora os cuidados pós-operatórios sejam ditados pelo médico, é possível resumir alguns aqui. Nos primeiros três dias, após a cirurgia, é importante o paciente não realizar agachamentos, nem carregar objetos muito pesados. Além disso, é imprescindível que o paciente evite exposição ao sol. Quanto ao curativo, mesmo que ele molhe ao tomar banho, é importante mantê-lo seco, isso facilitará a cicatrização. Se você tem curiosidades, ou até mesmo dúvidas em relação à rinoplastia, como por exemplo, a dor, que é quase inexistente graças ao uso de analgésicos, a melhor opção é procurar por um bom otorrinolaringologista experiente em cirurgias de rinoplastia.



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page